segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Blog também é cultura!

Salve galera,

depois de um final de semana de tristezas esportivas para o povo brasileiro, com derrotas no Sub-17, no Mundial Feminino, empate na Copa América e derrota no Folley, estamos de volta, firme que nem manteiga no espeto, para começar mais uma semana.

Hoje o blog vai mostrar que não é só mais um rostinho bonito e fará um post abordando aspectos políticos da Espanha através do esporte, para ser mais objetivo, o nosso post de hoje será de um grande amigo meu Tiago Guioti, que tem um hobby vermelho de setin, digo, que tem como hobby escrever sobre esporte e tudo que o envolve, e que escreveu um artigo sobre o grande clássico espanhol, Real x Barça. 

Exclusivamente hoje não faremos o tradicional Girolê Esportivo, pois senão o post vai ficar muito grande e a galera não vai ler com atenção o artigo do Tiago, que é a postagem principal. Antes da postagem, Roda a vinheta Pikaaaaaaaachuuuuuuuuu!!!!!



Agora sim, vamos lá!

Real Madrid e Barcelona: Nunca é só um jogo!

No primeiro semestre desse ano, Real Madrid e Barcelona, protagonizaram em quatro partidas  num período de vinte dias, umas das maiores rivalidades que o futebol mundial possui. Real e Barça, sempre tiveram os melhores jogadores do mundo em seus elencos e representam não só duas cidades importantíssimas, mas sim duas nações de diferentes interesses políticos e culturais, a Espanha e a Catalunha.

Localizada ao nordeste do território espanhol, a Catalunha, considerada hoje comunidade autônoma (nação que possui autonomia legislativa e administrativa), foi incorporada à Espanha na Guerra de Sucessão Espanhola pelo Rei Filipe V e reconhecida como comunidade autônoma na proclamação da República Espanhola em 1931. Porém na ditadura de Francisco Franco, nas décadas de 40 à 70, a Catalunha perdeu sua autonomia e sofreu duríssimas repressões linguísticas e culturais pelo estado fascista de Franco, onde chegou até abolir o uso de sua língua oficial, o catalão. Nesse mesmo período, na ditadura de Franco, essa rivalidade entre Real Madrid que representava o poder político franquista e o Barcelona que representava de certa forma a resistência Catalã, teve seu ápice devido ao confronto de ideias que envolvia as duas nações. Tanto é que nessa época, o time Catalão adotou um slogan “ mais que um clube”, pois devido a repressão imposta por Franco, o único lugar em que o povo catalão podia falar seu idioma e expressar seu nacionalismo pela Catalunha, era em jogos do Barcelona, já que o ditador não tinha a audácia de entrar no estádio com suas tropas e executar todos. Assim sendo, quando havia um clássico entre Real e Barça, cada vitória representava um ar de superioridade referente ao seu rival, tanto no âmbito futebolístico tanto no âmbito político cultural, principalmente quando se tratava de uma vitória do Barcelona.

Esse pode ser considerado um exemplo clássico de como o futebol pode se tornar uma ferramenta de livre expressão de uma nação que possa estar sofrendo uma crise política ou até mesmo uma crise social, voltando para a modalidade toda a esperança que algo possa acontecer de melhor. Era e é através do futebol que o povo catalão pode cantar seu hino, erguer sua bandeira e mostrar sua identificação devido a imagem que o clube Barcelona possui no mundo do futebol. Essa rivalidade também é um exemplo de que, no futebol não há ninguém diferente quando se entra para jogá-lo, um mundo interessante em que as diferenças externas pode contribuir para o espetáculo, mas não necessariamente pode se dizer que um time vá ganhar por causa disso, talvez por isso então, que o futebol tenha tantos adoradores no mundo inteiro, pois se trata de um esporte em que o menos desfavorecido pode se sobressair perante o mais favorecido.

Real Madrid e Barcelona, não se trata de um jogo de futebol apenas, considera-se que é um duelo também entre nações, que em caso de vitória de um dos times, não são só os torcedores dos times que comemoram e sim uma nação, que pode ser a espanhola ou a catalã, em qual me simpatizo pela espanhola.



Escrito em 10/07/2011 por Tiago Guioti


Tiago Guioti está estreando um blog hoje, o post de hoje é igual ao daqui, mas já coloque ai nos favoritos para acompanhar seus artigos. www.blogdomow.blogspot.com

Bom por hoje é só, obrigado pela audiência, se possível façam críticas construtivas ou destrutivas a respeito do artigo. 

Um beijo e uma saudade. #fuuuuuuuuuiauã #VaaaaaaaaiCostaRica

Um comentário:

  1. Que isso Tiagão!
    parece até um jornalista esportivo!
    mando bem..
    Parabens!!

    ResponderExcluir